
BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS DAS ARTICULAÇÕES
Aliar a prática de atividades físicas ao tratamento da rigidez, da dor e da inflamação causadas por doenças como artrite reumatoide, osteoartrite, lúpus, fibromialgia e outras condições crônicas que atingem as articulações é essencial, segundo um estudo realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, na Suíça.
A prática de exercícios físicos tem tanta importância quanto as medicações e, de acordo com a fisioterapeuta Anne-Kathrin Rausch, “as evidências nos mostram que a prática de um exercício físico traz ganhos e afeta positivamente o quadro reumatológico em várias esferas”.
Os principais benefícios são: melhora da função das articulações, fortalecimento dos músculos que circundam essas estruturas, aprimoramento da flexibilidade e do equilíbrio, redução do risco de problemas cardiovasculares, controle da depressão e da ansiedade.
Movimentar-se para conquistar saúde
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou que pessoas com fibromialgia que participaram de treino de resistência ou funcional aperfeiçoaram a força muscular e apresentaram melhoras na qualidade de vida quando comparadas a um grupo que apenas fez cursos de educação em saúde.
Segundo o médico Fabio Jennings, coordenador do Serviço de Reabilitação em Reumatologia da Unifesp e orientador da pesquisa, é preciso encarar o exercício como um remédio em todos os sentidos, respeitando “a dose” e a frequência recomendadas.
O diferencial do estudo foi adaptar os movimentos para a realidade dos voluntários. “Criamos séries de repetições que imitavam situações rotineiras, como erguer uma caixa e puxar uma gaveta, para que essas tarefas ficassem mais fáceis e acessíveis no cotidiano deles”, revela a professora de educação física Giovana Fernandes, que participou do estudo.
Como se manter motivado para realizar atividades físicas?
-Ao escolher a modalidade, dê preferência àquelas que você realmente gosta de fazer;
-Converse com seu médico e certifique-se qual atividade é indicada para o seu caso;
-Organize sua agenda e seus compromissos para não sobrecarregar a rotina;
-Fique atento aos seus sintomas e aprenda a identificar quais são as dores da doença e quais são incômodo pós-exercício;
-Faça um diário: anote seus avanços a cada sessão e compartilhe os dados com o seu médico;
-Mantenha uma dieta equilibrada e uma rotina de sono saudável.
O Studio Movimento e Saúde atende pacientes em tratamento e em reabilitação. Entre em contato e agende uma aula experimental (11) 2609-4100.