
CÂNCER DE MAMA: OUTUBRO ROSA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum da doença, sendo 99% dos casos em mulheres e 1% em homens. Cerca de 60 mil mulheres por ano recebem o diagnóstico de câncer de mama – que apresenta cerca de 95% de chance de cura quando descoberto precocemente.
Para promover a conscientização e ampliar as chances de cura, há 10 anos, a campanha Outubro Rosa alerta sobre a importância do diagnóstico precoce por meio de ações sociais, eventos e intervenções – como a iluminação rosa de diversos monumentos, pontos turísticos e fachadas de edifícios.
De acordo com a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos – cerca de 90% das alterações genéticas que causam o câncer de mama podem acontecer de forma espontânea ao longo da vida. Apenas 10% dos casos são provocados por fatores hereditários.
O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura e a prevenção – por meio do autoexame e, para mulheres a partir de 40 anos, por meio da realização anual da mamografia – é fundamental.
Faça o autoexame!
O autoexame deve ser realizado todos os meses, entre o 7º e o 10º dia do ciclo menstrual, contados a partir do primeiro dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês para o autoexame.
Mama: coloque a mão esquerda atrás da cabeça e examine a mama esquerda com a mão direita, analisando toda a estrutura. Repita o procedimento com a outra mama;
Axilas: examine as áreas debaixo dos braços para verificar se há nódulos;
Mamilos: suavemente, pressione o local para verificar se há algum tipo de secreção.
A prática de exercícios pode ser aliada no tratamento. Deve ser realizado por profissionais especializados e os exercícios são específicos para atender as necessidades de cada paciente.
O Studio Movimento e Saúde atende pacientes em tratamento oncológico e em reabilitação após cirurgia de retirada de mamas. Entre em contato e agende uma aula experimental (11) 2609-4100.